Os usuários do Reclame Agência podem utilizar os serviços da plataforma para enviar reclamações sobre empresas que serão analisadas por nossa equipe com fins de mediação, conciliação e/ou resolução do problema.
Ao utilizar esses serviços, o usuário também envia algumas informações pessoais, e esta Política de Privacidade busca explicar quais dados são os dados coletados e armazenados pelo Reclame Agência, o motivo da coleta e como são usados.
O Reclame Agência coleta informações apenas que podem ser relacionadas à forma como os serviços são utilizados ou que podem ser transmitidas pelos próprios usuários. Esses dados e informações são coletados para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor e mais completo.
As informações que podem vir a ser coletadas e armazenadas são utilizadas exclusivamente para se realizar o procedimento de conciliação e a visualização pública das reclamações, conforme o caso, as quais se mantém em ambiente seguro e controlado, como sendo: nome completo; RG; CPF; telefone; celular; endereço de e-mail; porta lógica de origem do usuário e geolocalização.
O Reclame Agência jamais permitirá a divulgação de qualquer dado com terceiros que não esteja relacionado a reclamação, e não tem a intenção de coletar ou processar dados pessoais sensíveis de seus usuários, mas, se por alguma razão seja necessária tal coleta, será requisitado o prévio e expresso consentimento do titular dos dados para a coleta ou processamento. Eventualmente dados pessoais sensíveis poderão ser processados para outras finalidades, como por exemplo, o cumprimento da legislação vigente, ou para alimentar os relatórios internos da plataforma.
Quando o usuário do Reclame Agência realiza o cadastro e/ou fornece dados pessoais nos formulários da nossa plataforma, estes serão mantidos em sigilo e serão utilizados apenas para o propósito que motivou a coleta.
A atividade principal do Reclame Agência é a de intermediar a realização da reclamação do consumidor junto à agência reguladora ou empresa correspondente ao serviço. A efetivação dessa reclamação obrigatoriamente exige o fornecimento de dados pessoais dos usuários, motivo pelo qual, para possibilitar a prestação do serviço, solicitamos, além da narrativa do ocorrido, os dados pessoais do reclamante. Ainda, como a reclamação realizada por intermédio do Reclame Agência é feita junto à agência reguladora ou empresa exclusivamente com base nas informações prestadas pelo reclamante, é necessário que o usuário declare a veracidade de suas informações. Para uma maior efetividade na prestação de nossos serviços, a narrativa do ocorrido poderá sofrer alterações e aprimoramentos antes de ser redirecionada à agência reguladora ou empresa correspondente ao serviço objeto da reclamação.
Coletamos também informações sobre como os usuários usam nossos serviços quando eles estão realizando postagens ou quando pesquisam em nosso site. Neste caso, são coletadas informações do navegador, endereços de protocolo de Internet (endereço de IP) e registros de como o serviço foi utilizado pelo usuário, como buscas, consultas e publicações realizadas. Coletamos os hábitos de navegação dos usuários por meio de cookies, pequenos arquivos criados pelos sites que armazenam as preferências do usuário e outras informações.
Essas informações, como todas as outras que coletamos, são devidamente protegidas por nossos sistemas de segurança.
Durante a utilização dos serviços, o site poderá́ coletar um conjunto de dados de sensoriamento a partir do dispositivo móvel do usuário para prover funcionalidades de validação de identidade e ações.
Também poderá o site ter acesso aos dados cadastrais informados expressamente pelo usuário no momento do cadastro, envolvendo o nome e outros dados pessoais, tais como o número de telefone e o e-mail.
Para que o site possa garantir a segurança e efetuar a validação dos dados, será solicitado o acesso ao menos aos seguintes dados coletados a partir de aparelho móvel do usuário, caso o aparelho móvel utilize o sistema operacional Android (versão 4.0.3 ou mais atual) ou iOS (versão 8.0 ou mais atual):
a) Coleta de redes WiFi ao redor do aparelho, para fins de geolocalização;
b) Coleta de informações de identificação do aparelho, tais como fabricante, modelo, versão do sistema operacional, endereço MAC do módulo WiFi;
c) Coleta da lista de aplicações instaladas no aparelho (não disponível em todas as versões do Android);
d) Coleta de dados de sensores disponíveis no aparelho, tais como acelerômetro, giroscópio, sensores de aceleração linear, de campo magnético, de orientação e de vetor de rotação;
e) Coleta de dados relativos à segurança, tais como detecção de jailbreak (root), de uso de localizações falsas “fake location”, de proxy, de VPN e de uso de software de emulação ao invés de dispositivo real;
f) Coleta de dados de endereços IP internos e externos usados pelo aparelho;
g) Coleta de identificadores únicos de perfil de propaganda do usuário e seus históricos;
h) Coleta de dados de geolocalização através de GPS e redes móveis (torres GPRS e WiFi);
i) Coleta de informações de telefonia do aparelho, tais como IMEI (caso o aparelho seja GSM), MEID (caso o aparelho seja CDMA), operadora de telefonia móvel e país de registro;
j) Envio de exceções na execução para o “backend” para análise e troubleshooting
O Reclame Agência coleta e processa os dados dos usuários para diversas finalidades, dentre elas, o redirecionamento da reclamação à agência reguladora ou empresa correspondente ao serviço objeto da reclamação; a realização de diligências préconciliatórias; a celebração de termos de conciliação; a realização de transações de pagamento; controles de acesso/segurança; a verificação da satisfação da experiência do usuário; dentre outras.
Informações de nossa base de dados são utilizadas para calcular a reputação das empresas no site, bem como para geração de informações de rankings e estatísticas a respeito do atendimento de cada empresa e órgão regulador.
Todos os dados e informações coletadas somente serão utilizados para os fins aqui descritos, visando ao cumprimento de obrigações legais e regulatórias, e nos termos e limites consentidos pelos seus respectivos titulares.
Outras informações que não são publicadas, como sexo, data de nascimento, entre outras, poderão ser utilizadas para referenciar estatísticas sobre os dados, sem, porém, especificar o usuário. Ou seja, podemos calcular estatísticas e indicadores a partir dos dados pessoais e privados, mas somente os resultados serão divulgados, nunca permitindo a identificação do usuário reclamante para esta finalidade.
As outras informações que coletamos a partir da forma como o serviço é utilizado pelos usuários são usadas para aprimorar a sua experiência ao navegar e utilizar nosso site.
Podemos realizar contatos pontuais com um usuário para solicitar informações ou para compartilhar sobre sua experiência, como para identificar quais foram as dificuldades encontradas, com o intuito de personalizar e aprimorar a experiência de utilização de nossa plataforma e nossos serviços.
Os dados coletados pelo Reclame Agência são armazenados em ambiente operacional seguro e controlado, pelo prazo mínimo necessário para que sejam atingidas as finalidades do tratamento de tais dados e informações, os quais serão descartados de forma segura e responsável (ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos) sempre que não sejam mais necessários, ou quando requerido pelo seu titular, controlador ou por Autoridade competente.
O Reclame Agência porderá compartilhar dados e informações de seus usuários com os demais serviços fornecidos pelo seu grupo empresarial, empresas reclamadas, agências reguladoras e órgãos públicos, quando isso for exigido pelas normas legais ou regulamentares aplicáveis; estando a Política de Privacidade destes serviços submetidas aos termos da presente Política de Privacidade, e estando tais serviços terminantemente proibidos de repassar essas informações a terceiros.
Podemos também compartilhar informações de contato dos usuários com veículos de comunicação confiáveis, apenas como meio de contato para fins jornalísticos, porém qualquer informação só será divulgada nas mídias com a devida autorização do usuário, ressaltando o direito ao sigilo da fonte inerente à atividade jornalística.
1. Para o cumprimento de qualquer legislação ou ordem de caráter judicial ou governamental;
2. Para detectar, impedir ou abordar de alguma outra forma fraude, questões técnicas ou de segurança;
3. Para proteger contra danos aos direitos, à propriedade ou à segurança do Reclame Agência, nossos usuários ou o público, conforme solicitado ou permitido por lei.
Os chamados “cookies” são pequenos arquivos de texto, com poucas informações, que são baixados para os dispositivos de navegação (como um computador ou smartphone) quando se visita uma página da internet. Os cookies podem ser reconhecidos pela página e/ou solução que os baixou, e isso as ajuda a saber se o dispositivo de navegação já os visitou antes, podendo conter preferências do usuário ou outras informações.
Para o melhor funcionamento da plataforma e dos serviços do Reclame Agência é necessária a utilização de cookies e, ao utilizar nossa plataforma e serviços, o usuário concorda e autoriza a sua utilização, conforme nossa Política de Privacidade e Termos e Condiçoes de Uso.
O Reclame Agência trabalha com muita dedicação para proteger a privacidade seus serviços e de seus usuários, e temos grande zelo por toda a informação que possuímos.
No acesso via internet, todos os dados pessoais trafegam sob certificado SSL, e também atuamos de modo a restringir o acesso por parte de nossos colaboradores que precisam, pontualmente, ter conhecimento de alguns dados para realização de procedimentos de suporte técnico.
As informações que ocasionalmente podem ser analisadas por nossos colaboradores são informações como CPF, data de nascimento e também informações sobre reclamações já realizadas em nossa plataforma.
Ao utilizar a plataforma e os serviços do Reclame Agência, o usuário aceita e concorda expressamente os termos desta Política de Privacidade, em caráter irrevogável, de modo que o Reclame Agência não terá qualquer responsabilidade decorrente da utilização ou do acesso realizado sem os devidos cuidados pelos usuários. Igualmente, ao aceitar os termos desta Política de Privacidade a parte que assim se manifestar será exclusivamente responsável pela guarda e utilização de eventual login e senha cadastrados na plataformas tecnológica de domínio do Reclame Agência, passando, portanto, a ser a exclusivamente responsável por qualquer operação realizada com esta identificação.
Para obter mais informações sobre esta Política de Privacidade ou sobre como o Reclame Agência trata os dados e informações coletados, o usuário pode entrar em contato de nossos canais de atendimento. O Titular dos dados poderá, sempre e a qualquer momento, solicitar a visualização e alteração, limitação de uso e a exclusão de seus dados por via dos canais de atendimento do Reclame Agência.
Nossa Política de Privacidade se aplica a todos os serviços oferecidos pelo Reclame Agência e serviços fornecidos pelo grupo empresarial do qual faz parte.
Nossa Política de Privacidade não se aplica a serviços ou produtos oferecidos por outras empresas, externas ao Reclame Agência e seu grupo empresarial.
Essa Política de Privacidade está sujeita a alterações, que podem ser realizadas a qualquer momento. A informação sempre será atualizada nesta página, mantendo a política atual sempre disponível aos usuários, e, se as alterações forem significativas, forneceremos um aviso com mais destaque (incluindo, para alguns serviços, notificação por e-mail das alterações da Política de Privacidade).
Nós não reduziremos os direitos do usuário nesta Política de Privacidade sem seu consentimento explícito.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 17/03/2023
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